1. Bater pneus e checar suas condições de bom estado e se todos as porcas/parafusos da roda estão bem presos; 2. Verificar possíveis avarias na carroceria e interior do veículo; 3. Fazer o check list de luzes, limpador, palhetas, etc conferindo se todas estão funcionando; 4. Nível de Combustível; 5. Conferir níveis de óleo motor, fluido freio, fluído hidráulico, líquido do sistema de arrefecimento (água radiador); 6. Conferência da documentação do veículo com cartão de abastecimento; 7. Conferência de ferramentas obrigatórias pelo CTB : Extintor, Triangulo segurança, macaco, estepe, cabo etc 8. Verificar se durante o período que o veículo esteve parado teve algum vazamento. 9. Conferir se está realmente portando sua CNH 10. Fazer a abertura do disco de tacógrafo corretamente colocando principalmente a informação da placa do veículo que irá conduzir. 11. Fazer abertura do aplicativo de controle de km e checklist (Avic).
Quando terminar a jornada:
1. Bater pneus e checar suas condições de bom estado e se todos as porcas/parafusos da roda estão bem presos; 2. Verificar possíveis avarias na carroceria e interior do veículo; 3. Fazer o check list de luzes, limpador, palhetas, etc conferindo se todas estão funcionando; 4. Voltar todas as poltronas para posição vertical, afivelar os cintos de segurança, fechar todas as janelas e cortinas, portas e alçapões; 5. Fazer o fechamento do aplicativo de controle de km corretamente. 6. Verificar se há necessidade de abastecimento e já o providenciar. 7. Desligar a chave geral do veiculo. 8. Fazer ficha de manutenção e deixar na caixa para os mecânicos caso haja algo a ser feito.
Obs.: O ar condicionado do veículo somente deverá ser ligado 10 minutos antes de pegar o primeiro passageiro, e desligado imediatamente após o último passageiro descer. Essa atitude irá contribuir para uma melhor média do diesel.